Páginas

28/01/2014

galette de pera e gorgonzola (sem glúten)


Fazer massas amanteigadas sem glúten para tortas e galettes é um desafio e tanto. A falta da farinha de trigo, que confere elasticidade às preparações, torna a massa quebradiça e de difícil manuseio. É necessário muito carinho e cuidado para cumprir a missão de esticar a massa e colocá-la em cima do tabuleiro.

E mesmo com a minha paciência de monge budista para cozinhar (que fique claro que é só pra cozinhar), eu quase desisti quando a minha primeira tentativa de arrumar a massa sobre o tabuleiro terminou em um milhão de pedacinhos em cima da mesa. E o resultado final, como vocês podem ver, é um tanto quanto "rústico".

Mas o sabor e textura não decepcionam. Vale a pena fazer. Anotem aí:


Galette de Pera e Gorgonzola (sem glúten)
 
Ingredientes:

Massa
1/2 xíc. de farinha de arroz branco
1/2 xíc. de farinha de arroz integral
1/2 xíc. de amido de milho
1/2 xíc. de fubá
1/2 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga
1/2 xíc. de água fria

Recheio
2 peras descascadas e fatiadas
5 colheres de sopa de queijo cottage
150g de queijo gorgonzola
1/2 colher de chá de ervas de Provence
Pimenta-do-reino à gosto
azeite de oliva para regar e untar o tabuleiro

Preparo:
1 - Para a massa, misture todos os ingredientes e sove até que fique homogênea. Deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa com um rolo e coloque por cima de um tabuleiro redondo raso (tipo de pizza) untado com azeite de oliva. Reserve;
2 - Espalhe a ricota no fundo da massa, deixando uma borda de 5cm sem recheio. Arrume as peras fatiadas por cima e por último espalhe o queijo gorgonzola em pequenos pedaços. Tempere com pimenta-do-reino e dobre a borda por cima do recheio com bastante cuidado. Regue com azeite de oliva;
3 - Asse por 1 hora em forno médio (200o C) pré-aquecido. Sirva quente com um fio de mel, fica sensasional!





Na verdade, eu fiz duas galettes. A segunda eu recheei com ricota, salame, pimentão assado e muçarela. Ficou ótima também!

Comer sem glúten exige algumas adaptações do paladar. Mais em textura do que em sabor. Mas nem eu nem ninguém aqui em casa tem achado difícil.

Gostaram da dica? Daqui a pouco vem mais...

Bon appétit!


27/01/2014

sequilhos de coco (sem glúten e sem açúcar)


Olá queridos leitores! Como foram de férias? Passou tão rápido, né?! Eu aproveitei bastante, fui pra praia, comi tudo que eu tive direito e agora estou de volta pro batente.

Quem acompanha minhas postagens sabe que desde o início de dezembro eu estou fazendo uma dieta sem glúten. Na verdade comecei sem glúten e lactose, mas não consegui ficar sem os queijos que eu tanto amo. Então faz quase dois meses que eu não como nada a base de farinha de trigo, cevada, malte e aveia.

O que eu posso dizer é que está sendo totalmente incrível para meu corpo e saúde. Eu fiquei tão impressionada com os benefícios da dieta que coloquei todo mundo aqui em casa no mesmo plano alimentar. E todo mundo está aprovando as mudanças.

Então, a partir de hoje, todas as receitas do Melinda serão 100% glúten-free.

Estreando a mudança do blog, começo com a receita de um delicioso biscoitinho para a hora do cafezinho:


Sequilhos de coco (sem glúten e sem açúcar)

Ingredientes:
2 1/2 xíc. de amido de milho
2 colheres de sopa de fécula de mandioca
3/4 xíc. de coco ralado desidratado sem açúcar
2 ovos
1/2 xíc. de iogurte natural
100g de manteiga em temperatura ambiente
4 colheres de sopa de estévia culinária
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo:
1 - Eu uma tigela misture a manteiga, os ovos, a baunilha, o iogurte e a estévia;
2 - Acrescente o amido de milho, a fécula, o bicarbonato e o coco ralado. Misture a massa vigorosamente com uma colher de pau ou com a mão até dar o ponto. A massa não deve ficar muito dura, somente o necessário para se fazer bolinhas com ela. Se for necessário acrescente mais amido de milho;
3 - Faça bolinhas de 2cm de diâmetro e arrume em uma assadeira antiaderente ou comum untada e enfarinhada. Achate as bolinhas com a ajuda de um garfo;
4 - Asse em forno médio (200oC) pré-aquecido por 15 minutos.




Dica: Eu usei estévia para fazer uma receita mais magrinha, mas você pode substituir por açúcar mascavo ou comum se quiser. Na mesma quantidade.

Por hoje é só! Um excelente início de ano e de semana para todos!

Um abraço e bon apéttit!


Pin It button on image hover