Tá bom... Eu confesso: sou apaixonada por tortas! Além de gostar de comê-las, adoro fazê-las! Sou daquelas que facilmente passaria o dia inteiro assando tortas e depois sairia distribuindo pedaços gostosos na rua!
E apesar de acreditar que "um arroz quentinho cura tudo", começo a achar que a verdade absoluta é que "um pedaço de torta faz o seu dia muito melhor"!
Não importa o sabor: abóbora, chocolate, limão, nozes, maçã... A torta é definitifamente a minha sobremesa preferida!
Então vamos à receita enquanto a torta esfria:
Torta de Abóbora com Côco
Ingredientes:
Massa
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/2 xíc. de manteiga gelada
3 a 4 colheres de sopa de água gelada
1 - Misture a farinha e o sal. Corte a manteiga em pedaços e acrescente à farinha. Coloque uma colher de água. Misture com o garfo até que se forme uma farofa homogênea.
2 - Acrescente mais 2 colheres de água e trabalhe a massa com as pontas dos dedos até que ela se aglutine e forme uma bola. deixe descansar por 1 hora.
3 - Abra com um rolo e cubra a forma redonda para torta. Pré-asse a massa por 10 minutos em forno médio (200oC) pré aquecido. Reserve e prepare o recheio.
Recheio
500g de abóbora moranga descascada e picada em cubos grandes
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de nóz moscada ralada
1/2 colher de chá de sal
1 pacote de 100g côco ralado em flocos
2 colheres de sopa de mel
1 - Coloque a abóbora para assar embrulhada em papel alumínio, em cima de um tabuleiro por 20 minutos ou até que esteja macia. Teste com o garfo.
2 - Retire a abóbora do forno, passe para uma tigela, amasse bem com um garfo até virar um purê. Deixe esfriar.
3 - Depois da abóbora fria acrescente o restante dos ingredientes, menos o côco. Misture bem. Se desejar um recheio mais fino, bata no mixer ou na batedeira. Acrescente 3/4 do pacote de côco ralado. Misture.
4 - Derrame o recheio na massa e asse por aproximadamente 35 minutos em forno médio (200 oC) ou até que o recheio se firme.
5 - Toste o restante do côco em uma frigideira anti-aderente até ele ficar "queimadinho". Reserve.
6 - Retire a torta do forno, pincele a superfície com o mel e salpique com o côco queimado. Sirva a torta quente com sorvete ou gelada com chantilly!
Calda de Caramelo
Ingredientes:
2 xíc. de açucar cristal
1/2 xíc. de água
6 colheres de sopa de manteiga
1 caixinha de creme de leite
1 - Coloque o açucar e a água em uma panela funda. Cozinhe até o açucar caramelizar e ficar com uma cor dourada clara.
2 - Ainda no fogo acrescente a manteiga. Mexa até se dissolver completamente.
3 - Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Cuidado pois irá espirrar! Mexa até a calda estar homogênea. Deixe esfriar por 5 minutos dentro da panela.
4 - Coloque em um vidro com tampa e guarde na geladeira. Antes de servir aqueça por 30 segundos no microondas. Assim, sua calda ficará na consistência ideal!
Bon appétit!
Essa torta me surpreendeu! Pensei: abobora e coco? Muito doce de vó... mas não tem jeito, tá pra existir uma coisa que vc faz que eu não vou gostar, a torta e simplesmente maravilhosaaaa!
ResponderExcluirManu
Aaahhh Manu! Obrigada! Você é minha pitoto de testes favorita!
ResponderExcluir