Quem curte comida e gastronomia sabe que existem tendências para este assunto. O ano vai terminando e começam a pipocar inúmeras pesquisas de tendências gastronômicas para o ano que está por vir.
Basta dar um google por “food trends 2012” que novos endereços com novas pesquisas aparecem a cada dia.
Eu pesquisei em vários sites bacanas: Epicurious, Bon Appetit Magazine, Blog Grub Street (do Jornal NY Times), Comidinhas de Alessandra Blanco e The Food Channel. Então fiz uma compilação das tendências que achei mais interessantes e relevantes para 2012.
Vou chamar esta lista de "14 coisas para comer, beber, cozinhar, frequentar e aprender em 2012". Tudo relacionado à gastronomia, claro! Espero que gostem!
1 - Fim da era da comida nostalgia
Nos últimos 3 anos de crise econômica americana e européia, o retorno da comida de estilo caseiro e das receitas das avós (a chamada "comfort food") foi uma grande tendência. Mas agora, os chefs estão cansados de assados e tortas e querem novos sabores e novidades. Bom ano para talentos ousados na cozinha...
2 - Abaixo às taças!
Copos com ares "vintage" de vidro mais grosso, dez vezes mais resistentes que as taças da finura de casca de ovo, e chic no último! Agora é a vez de copos mais casuais tomarem o lugar em festas e reuniões pra se servir qualquer tipo de vinho ou cerveja. A esperta da Nigella já faz isso há muitos anos...
3 - Faça o seu próprio queijo em casa!
Este é o ano para quem quer aprender a fazer queijo em casa. Vários lançamentos de livros sobre o assunto garantem que você não erre a mão. Se você se aplicar, em poucos meses poderá presentear seu amigos com iogurtes, queijo cottage e manteigas caseiras super fresquinhas. Essa é uma tendência que muito me interessa!
Todos nós reconhecemos uma comida cara. Excessos gastronômicos não são difíceis de notar: camarões VG, trufas, frutas exóticas, folhas de ouro para enfeitar. Mas agora, o novo luxo é cozinhar gastando pouco. E o prato pode e deve parecer que custou pouco mesmo, mas não deve decepcionar no paladar. É a arte de trabalhar o ingrediente da melhor maneira. Mas lembre-se: preço não tem nada a ver com qualidade...
5 - As cervejas vão dominar
As cervejas já deram o tom em comemorações no ano de 2011 e vão continuar bombando em 2012. Artesanais, exclusivas, importadas, nacionais, de trigo, escura, tipo ale, não importa. O que vale é descobrir paladares diferentes para essa bebida maravilhosa. Eu acho super válido...
6 - Novos formatos de pasta
Chega de linguini, talharim e capeletti! Os chefs italianos estão abrindo seus horizontes e colocando a disposição dos consumidores novos e inusitados formatos de pasta: Paccheri (tubos gordinhos e largos provenientes da região da Campanha), Garganelli (em formato de "guela" do frango, para comer com ragu), Trofie (em formato espiral fininho, para servir com molho pesto).
7 - O novo anti-aderente
Ninguém vive sem uma boa frigideira anti-aderente. Fazer omeletes, crepes e dourar qualquer coisa é muito mais prático neste tipo de panela. É por isso que eu estou obcecada pela nova panela da marca italiana Bialetti (aquela das cafeteiras para o fogão). Aeternum Line é o nome desta maravilha. São panelas cobertas com uma super cerâmica anti-aderente em que o alimento desliza perfeitamente e ainda doura como numa panela tradicional de ferro. E o bônus extra: não contém Teflon. Eu quero uma djá!
8 - Novos ingredientes: Burrata e Bottarga
Não, um não tem nada a ver com o outro. A burrata é um queijo original da região de Puglia, na Itália, e é considerado um meio termo entre a mussarela de búfala e a manteiga. Seu nome, inclusive, é derivado da palavra burro, que significa manteiga em italiano. Delicioso em massas, antepastos e saladas.
A bottarga (butarga em português) é uma especialidade culinária de vários países do Mediterrâneo. É a bolsa ovárica extraída do peixe fêmea da tainha, que sem rompê-la, é salgada e curada por vários meses. Tipo um caviar seco. A iguaria pode ser consumida como antepasto, em finas fatias, com suco de limão, ou ralada sobre torradas amanteigadas ou ainda para molhos de massas. Para consumir, deve-se retirar a cera protetora e depois, pode-se ou não remover a película que envolve as ovas de peixe.
9 - Do focinho ao rabo
O total aproveitamento de todas as partes de carnes de boi e porco (principalmente do porco) também surge como uma tendência forte ainda para se apostar, pois no ano de 2011 já se falou muito disso. O uso de carnes antes consideradas menos nobres, como língua, rabo e tripa, continuam em alta nos restaurantes mais influentes do mundo.
10 - Comida Peruana e Indiana
A comida peruana e os produtos típicos do Peru são apontados novamente como a grande tendência de 2012. Essa cozinha leve e refrescante deve tomar o espaço ocupado pelos espanhóis na última década.
Mas a comida indiana não fica atrás. Mais e mais restauranteurs têm acreditado em um grande "boom" da comida de Bollywood. Eu pessoalmente adoro um ceviche e um curry, e você?
11 - Afogatto e outras sobremesas com café
O café gourmet vem se tornando um favorito para quem curte essa bebida. Em 2011 tivemos um festival em BH onde várias cafeterias se uniram para lançar um roteiro da cafeína, onde vários chefs criaram novos drinks e sobremesas com esse liquido fantástico. Um dos meus preferidos é o Afogatto, que é simplesmente uma bola de sorvete de creme coberta com uma dose de café expresso. E o clássico tiramissu também volta com tudo!
12 - Mercados étnicos, orgânicos e regionais
Graças a Deus já estamos vivendo uma época em que temos acesso a produtos do mundo inteiro bem pertinho da gente. Também estão disponíveis produtos orgânicos e de pequenos produtores em feiras e mercados, além de ítens regionais que só encontraríamos se viajássemos. Frequentar estes lugares nunca foi tão bacana e esse hábito gera misturas muito interessantes na cozinha.
13 - Amaranto
Se você gosta de quinoa, você vai amar o amaranto. Esses mini grãozinhos, com gostinho de nozes são uma fonte completa de proteína e ainda têm toneladas de cálcio e ferro, além de possuírem baixíssimas calorias. Você pode serví-lo como um simples acompanhamento, cozinhando-o em água e temperando com suco de limão, algumas ervas, sal e azeite de oliva.
Uma cozinha bem equipada, com uma bela pia de granito, um bom fogão, freezer ou cooler, uma churrasqueira e uma TV de LCD de 40 polegadas? Estes ítens estão se tornando o novo essencial para quem curte cozinha. É caro, mas é justificável se você gosta de ficar cada vez mais em casa, entretendo os mais chegados e fazendo as coisas do seu jeito.
Essa foi a minha lista do que vai ser "moda" na cozinha em 2012. E você o que acha sobre o assunto? Me mande a sua opinião nos comentários. Vou adorar saber!
Feliz 2012, um grande abraço e bon appétit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário