Páginas

25/03/2012

Sopa de Tomate, Cenoura e Curry com Côco


Ultimamente, estou numa "vibe"meio oriental, gastronomicamente falando. Tenho gostado de comidas bem picantes, com toques azedinhos e muito curry. Tenho dado preferência para peixes e comidas mais refrescantes, típicas da cozinha tailandesa e às vezes da indiana.

E isso é ótimo porque estou buscando novas receitas e aprendendo a usar ingredientes que eu não tinha o costume.

Essa receita de hoje é uma sopa de inspiração thai, super saudável e fresca. Para acompanhar, eu assei uma truta no papillote. Tudo bem simples e rápido. Então anota aí:

Sopa de Tomate, Cenoura e Curry com Côco

Ingredientes:
5 cenouras descascadas e picadas em rodelas
5 tomates maduros sem semente cortados em quatro
4 cebolas picadas em pedaços grandes
8 dentes de alho descascados
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 pedaço grande de gengibre ralado
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1 colher de chá de páprica picante
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
pimenta-do-reino
1 litro de água fervente
1 caldo de galinha ou legumes
1/2 colher de sopa de curry amarelo em pó
1/2 vidro de leite de côco
1/2 maço de coentro picado
suco de 1 limão

Preparo:
1 - Forre um tabuleiro grande com papel alumínio. Regue com um pouco do azeite. Coloque os legumes picados, o alho, a cebola, o gengibre e a pimenta dedo-de-moça. Regue com um pouco do azeite, tempere com a páprica, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Asse em forno alto (250oC) por uma hora;
2 - Dissolva o caldo de galinha na água fervente. Bata no liquidificador os legumes assados e esse caldo, até que fique homogêneo. Pode ser de duas vezes;
3 - Aqueça o restante do azeite em uma panela e coloque o curry. Mexa um pouco e despeje a sopa batida. Mexa até ferver. Acrescente o leite de côco, o suco de limão e o coentro. Prove e acerte o sal. Sirva com um pedaço de peixe, um pouco de suco de limão e uma regada de azeite de oliva. Simplesmente divino! 


Dica:
Para preparar o peixe, disponha os filés em cima de uma folha de papel vegetal sobre uma folha de papel alumínio. Tempere com azeite de oliva, um pouco de sal, pimenta-do-reino e rodelas de limão. Eu também coloquei um pouco de vinho branco. Cubra com mais papel alumínio e leve ao forno alto (280oC) por 20 minutos. Voilá!



Gostou?! Deixe um comentário!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover