Páginas

18/11/2012

Geleia de Jabuticaba


Quem acompanha o blog sabe que eu adoro fazer geleia. Mas um sabor em especial marcou a minha infância: a de jabuticaba. A minha bisavó, que faleceu há uns dez anos, sempre fazia essa geleia com as jabuticabas que ela mesmo colhia no sítio dela em Juatuba. E ela fez isso até quase 90 anos!

Então, por esse motivo e também porque adoro jabuticaba, eu estava muito afim de fazer essa geleia. Mas eu não tinha as jabuticabas!

Até que ontem, sábado, finalmente descolei umas jabuticabeiras para subir. Graças a um amigo do meu pai, o Hélio, que nos convidou para conhecer a sua chácara.

Lugar lindo, bichinhos e o melhor de tudo, uma galera super gente fina. Colhi jabuticaba, tomamos uma cerveja gelada, conversamos e passamos uma tarde ótima. Confiram abaixo algumas fotos do lugar:

Eu no pé e as lindas frutinhas
Sr. Galo e Sr. Peru
As sacolas lotadas de jabuticaba

Mas voltando à parte culinária da história, vou falar da geleia. Geleia é aquela coisa, não tem receita, tem proporção. Então eu vou passar pra vocês algumas dicas de como fazer.

Geleia de Jabuticaba

- A geleia de jabuticaba tem que ser feita no mesmo dia em que se colhe a fruta, senão não fica boa.
- Você deve lavar bem as frutinhas e colocá-las em uma panela grande ou caldeirão.
- Esmague bem as jabuticabas com as mãos, como se estivesse fazendo vinho, sabe? Quando elas estiverem bem esmagadas e tiverem soltado o suco adicione um pouco de água (200ml para cada 1Kg de jabuticaba) e leve ao fogo até ferver. Ferva por 10 minutos. Deixe esfriar um pouco e passe por uma peneira.
- Volte o suco para a panela e adicione o açúcar e o suco de limão. As proporções são:

Para 1L de suco de jabuticaba
500g de açúcar cristal
suco de 1 limão

- Ferva até dar ponto de geleia. Quanto tempo demora? Não sei, depende da quantidade de jabuticabas que você usar. Mas pode separar no mínimo 4 horas do seu tempo pra ficar na beira do fogão. Essa é a geleia mais demorada pra dar ponto que eu já fiz.

Torradinha com requeijão e geleia. Huuuummmmm!!!

Precisa falar como ficou? Depois de tanta dedicação, não tinha como não ficar maravilhosa.

Tipo coisa de vó, sabe? Como disse um amigo meu...

Espero que tenham gostado! Bom início de semana e bon appétit!

Obs: Hélio, muito obrigada pela enorme gentileza de me emprestar os seus pés de jabuticaba. E seu potinho de geleia já está separado! Um abraço!

Um comentário:

  1. Não fiquem pensando que é proteção de mãe...
    Esta minha filha realmente é fera quando se fala de geléias! Quem provou sabe muito bem o que estou dizendo! Filha que DEUS abençõe estas mãos de fada que voce tem. Beijos Mãe

    ResponderExcluir

Pin It button on image hover