A primeira vez que eu vi essa receita foi em um programa de Natal do Jamie Oliver há uns 3 anos atrás. Aí eu fui pesquisar no site dele e descobri que a receita estava lá.
Receitas de trufa existem várias. Basicamente você pode misturar o que quiser à ganache. Mas essa receita me chamou atenção por levar uma espécie de praline de amêndoas na massa da trufa. E pode acreditar, faz toda a diferença no sabor.
O praline é um doce da confeitaria francesa que é feito de calda de açúcar caramelada e nozes. O Jamie usou esse doce como ponto de partida para fazer uma espécie de farofa crocante e, ao adicioná-la na massa da trufa, conferiu não apenas textura e crocância, mas transformou essa receita numa explosão de sabores.
Outra dica importante na hora de fazer uma trufa é usar um chocolate de qualidade, de 70% cacau ou mais. Eu usei um chocolate venezuelano que já comentei aqui no blog em outro post.
Essa receita é de fácil execução mas é um puco trabalhosa por serem muitas etapas. Mas o resultado compensa e muito! Então anota aí:
Trufas de Chocolate do Jamie Oliver
(rende aprox. 60 trufas)
Ingredientes:
300ml de creme de leite fresco
1/2 colher de sopa de manteiga
300g de chocolate amargo de boa qualidade
raspas de uma laranja
pitada de sal
uma dose de um licor da sua preferência (eu usei o 43)
2 colheres de sopa de mel
1 xíc. de amêndoas torradas
1 e 1/2 xíc. de açúcar cristal
3 colheres de sopa de água
100g de chocolate meio amargo para cobrir
100g de chocolate branco para cobrir
3 colheres de sopa de açúcar impalpável
3 colheres de sopa de cacau em pó
Preparo:
1 - Comece pelo praline: em uma panela coloque o açúcar cristal e as 3 colheres de água. Leve ao fogo e vá girando a panela até o açúcar se misturar com a água. Caramelize essa calda até que ela fique num tom dourado claro. Adicione as amêndoas, misture e jogue por cima de um papel vegetal untado com um pouco de azeite. Deixe esfriar e reserve;
2 - Esquente o creme de leite e a manteiga em uma panela em fogo baixo. Não deixe ferver. Quando começarem a aparecer pequenas bolhas adicione o chocolate amargo picado, as raspas de laranja, a pitada de sal, o licor e o mel. Mexa até que a ganache fique homogênea. Reserve;
3 - Depois de frio, quebre o praline em pedaços e o triture em um processador de alimentos até que vire uma farofa não muito fina. Misture ao ganache, cubra com papel filme e leve à geladeira por 12 horas;
4 - Faça bolinhas com a ganache do tamanho de uma colher de chá. Não se preocupe em deixá-las muito perfeitas, o legal é elas ficarem desiguais e rústicas. Derreta os chocolates meio amargo e branco e cubra as trufas com eles. Leve de volta à geladeira até que o chocolate endureça;
5 - Por último passe as trufas cobertas em chocolate branco no açúcar impalpável e as cobertas com chocolate meio amargo no cacau em pó. Guarde sempre no refrigerador e retire 30 minutos antes de servir.
Essa trufa é perfeita para acompanhar um café ou um licor ao final de uma refeição. E excelente para presentear quem você gosta!
Espero que tenham gostado!
Bom fim de semana e bon appétit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário