Páginas

13/09/2015

geleia de amora e baunilha


Depois de um hiato de oito meses sem aparecer por aqui, estou de volta!

Na verdade, eu nem via a possibilidade de voltar a escrever aqui no Melinda devido ao meu ritmo insano de trabalho (sou padeira na "vida real"!). Mas hoje de manhã meu pai apareceu aqui em casa com um saco lotado de amoras recém colhidas do sítio do amigo dele.

Na mesma hora meus olhinhos brilharam e sai imediatamente para o Mercado Central de BH para comprar vidros de geleia.

Quando cheguei em casa, vi as frutinhas tão especiais e não resisti a tirar uma foto. E duas e três. Aí eu vi que eu estava com saudade de postar por aqui.

E nenhuma receita é mais legal para esse retorno triunfal do que geleia caseira. Anote aí:


Geleia Caseira de Amora e Baunilha

Ingredientes:
1,5kg de amoras frescas
650g de açúcar cristal
suco de 1 limão
1 fava de baunilha
8g de gelatina sem sabor

Preparo:
1 - Lave e esterilize os vidros de geleia (essa receita rende 4 de 300ml). Reserve;
2 - Lave as amoras e coloque na panela com o açúcar e o suco de limão. Corte a fava de baunilha no meio, retire as sementes e adicione junto com a fava cortada;
3 - Cozinhe em fogo médio por 20 minutos, retire do fogo, remova a fava de baunilha e processe as frutas dentro da panela mesmo com mixer de mão. Volte para o fogo e cozinhe por mais 25 minutos. sempre mexendo;
4 - Após os 45 minutos de cozimento, retire do fogo e acrescente a gelatina hidratada em 2 colheres de sopa de água. Misture até dissolver completamente. Coloque nos vidros e tampe. deixe esfriar de cabeça para baixo.


Geleia de amora é super versátil. Você pode ir no básico: pão torrado, manteiga de amendoim e geleia que não tem erro. Mas pode servir numa tábua de queijos, pode usar para temperar um pernil de porco ou pode usar como recheio de bolo. Use a imaginação!



Espero que tenham gostado!

Um abraço e bon appétit!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover